sexta-feira, 7 de outubro de 2011

SOLENIDADE DE SÃO FRANCISCO DAS CHAGAS DE TAUBATÉ



Uma solene Missa presidida pelo Sr. Bispo Diocesano Dom Carmo João iniciou as atividades do dia de São Francisco das Chagas, padroeiro de nossa Diocese. Ao lado do Monsenhor Marco Jacob – Cura da Catedral de Taubaté e do Cônego Edson Oriolo, Cura da Catedral Metropolitana de Pouso Alegre / MG, a Celebração Eucarística contou com a solene entronização dos restos mortais do Monsenhor Evaristo Campista César; além de homenagens pelos 25 anos de ordenação Diaconal de Otto Luiz Nonues e Petrus Eugênio Lencioni. A urna mortuária de Mons. Evaristo, trazendo a bandeira de Taubaté foi entronizada pelos seminaristas enquanto se executava a ladainha de todos os santos. Num gesto evocativo, Mons. Marco e o Mons. Irineu – Chanceler do Bispado – colocaram sobre a urna o Evangeliário e a Estola Paroquial. Gesto muito significativo, pois Mons. Irineu é ex-pároco da Catedral e Mons. Marco é o atual, ambos sucessores do Mons. Evaristo.


 Ao final da celebração foram feitas pelo Sr. Bispo e pelo Cabido as orações em sufrágio da alma do homenageado, e após a benção final, num cortejo emocionante, ao som de “Com minha mãe estarei”, a urna foi conduzida à cripta que foi abençoada e inaugurada. Os restos mortais do Mons. Evaristo agora repousam em definitivo no solo sagrado de nossa Igreja Mãe.



  

Mas, queremos destacar também, que além do saudosismo e da memória santa deste homem de Deus, celebramos nosso padroeiro numa celebração muito tranquila. O Sr. Bispo pregou sobre a reconstrução da Igreja do Senhor, motivo ligado ao tempo de São Francisco e muito mais ao nosso hoje. “É preciso reconstruir denovo a Igreja do Senhor, é preciso assumir o batismo que recebemos.” Ao final da celebração, Mons. Pedro Lopes discursou sobre o santo e sobre a missão do bispo, e Mons. Marco usou da palavra para os agradecimentos finais. A Festa do Padroeiro continuou com uma Missa presidida pelo Dom Antônio Afonso de Miranda, bispo emérito de nossa Diocese, e uma solene procissão pelas ruas de nossa cidade. São Francisco das Chagas (ou de Assis), é o padroeiro da Diocese, da Cidade, da Paróquia Central e Titular da Igreja Catedral, por isso, para nós, é Solenidade máxima. Que ele rogue à Deus por nós todos que o temos por padroeiro e nos ensine a viver as bem-aventuranças!

 

 

Fonte: Seminário de teologia “Cura D´Ars”